sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Feedback na Dança


Ano passado quando trabalhava na assistência de treinamentos corporativos, nas aulas vi temas como formas de aprendizado, tipos de liderança  entre outros, tratados como temas de gestão, que acabaram agregando muito em minha didática, meu desempenho em sala de aula e me fizeram enchergar a ligação entre esses mundos tão distantes e ao mesmo tempo tão semelhantes, o mundo corporativo e o da dança!
Dai nasceu a vontade de fazer alguns textos com pequenos contrapontos entre as duas àreas com dicas do que aprendi nessas salas de aula, que em resumo ensinam como lidar com os diferentes tipos de seres humanos, o que vale pra qualquer àrea de atuação.
Pois bem, o projeto estava adormecido... vocês sabem que para escrever certas coisas é necessário inspiração (assim como o post anterior rs), mas diante de alguns acontecimentos a vontade voltou e o primeiro tema que escolhi falar um pouquinho pra vocês é o Feedback... então lá vai:

Pra começar... algumas questões esclarecedoras:

O que é feedback?
- É informação sobre o desempenho de uma pessoa comparado ao que se espera dela, em determinada situação.
- O feedbabk reflete como o outro percebe o comportamento de alguém.
- Deve ter foco no futuro

Para que feedback?
- Para maximizar o desempenho;
- Para direcionar as ações;
- Para desenvolver pessoas;
- Para estimular um processo de mudança.

Quando realizar feedback?
- Constantemente.
- Preferencialmente, logo após o evento que gerou essa necessidade.
- Sempre que houver oportunidade de aprendizado.

O que acontece quando não há feedback?
- Não há direcionamento.
- Corremos o risco de ter pessoas que acreditam estar no caminho certo quando não estão.
-  As pessoas são pegas de surpresa.

Agora leve todas essas questões para o nosso mundo bellydance... pensando nos eventos como os ensaio e aulas, no desempenho e aprendizado, na nossa evuloção em sala... é ou não é necessário termos essas respostas?!

O que quero com este post é que passemos a nos questionar mais:
- Como professoras: estamos direcionando nossas alunas a olharem seus pontos a serem melhorados e potencializados?!
- Como bailarinas: estamos nos importando em como nossa dança reflete no outro (quando digo isso gente, não é dançar para agradar, mas sim, pensar na opinião construtiva e dicas de colegas que sabemos que só nos querem bem).
- Como alunas: estamos nos preocupando que nosso aprendizado aconteça de forma gradativa, mas que acima de tudo saibamos de fato que estamos no caminho certo?!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam o feedback não é uma ferramenta para apontar erros alheios, ela também aparece para apontar acertos e parabenizar seus responsáveis. Nisso mesmo sem curso, sem treinamento, uma das minhas professoras é perita!
Isis Mahasin tem o Dom de nos fazer sentir Incriveis Bailarinos mesmo depois de 8h de ensaios, num domingo, quando não se sente mais nenhuma parte do corpo rsrs.

Bom vou parando por aqui e vou deixar vocês ai pensando, até mesmo por quê, quero acabar com essa batalha de posts gigantes rsrs.
No próximo post algumas singelas dicas de como começar a pensar seriamente nessa questão do feedback em suas aulas =]

Mais temas de gestão de pessoas, treinamentos e competências a desenvolver você encontra no http://www.labssj.com.br/

EnJoy It

Um comentário:

Ana Ferreira Talibah disse...

Muito válida sua proposta. Até porque professoras são gestoras de conhecimento, e é importante saber gerir o que se passa em sala de aula, a evolução da dança das alunas, esta ferramenta, feedback na dança é super importante.